Contatos Página Inicial
Página do Facebook

A Meditação

"A verdade é que pela Meditação
você se torna cada vez mais você."
David Lynch



Introdução

Quando começamos a entender o infinito potencial que é a natureza humana, compreendemos que ela não se limita a um simples organismo físico. Dentro dele vibram muitos poderes. Na vivência da rotina diária esquecemos a Fonte original do ser e o poder intrínseco desta natureza.

O Mestre Indiano Yogananda diz: “O você real é a prolífica fonte de todo poder, mas o você cotidiano é só um fragmento do que pode ser exteriorizado e manifesto. O Você básico é infinito em potencialidades”.

Ao observarmos um lago em noite de lua cheia, cuja superfície esteja turbulenta, não podemos ver seu reflexo claramente, mas quando a superfície da água do lago está calma, um reflexo perfeito aparece e veremos nitidamente a lua.

O mesmo acontece com a mente: quando está calma, vê-se claramente refletida a face enluarada da alma. Nós, como almas somos reflexos de Deus.

Vivenciando a pratica diária de Meditação, eliminamos os pensamentos agitados do lago da mente, contemplamos nossa alma – reflexo perfeito do Espírito – e compreendemos que somos a unidade, a alma e Deus são um.


Considerações sobre meditação

Meditação é prática que possibilita aquietar as ondas cerebrais, interiorizando a consciência. A meditação amplia a percepção, traz harmonia e ordem natural à existência humana, ela desperta a inteligência tornando a vida mais tranqüila, feliz e criativa. O despertar dessa inteligência criativa é a benção da meditação.

Nas palavras do Mestre Sai Baba, ”a Meditação, de fato, é o primeiro passo para a autorrealização”. Praticar meditação não significa pôr a mente ao exercício de pensar, lembrar-se, imaginar ou refletir, visa essencialmente desenvolver a disciplina da quietude e do silêncio.

Observando a mente, percebemos que ela se revela instável e agitada, como macaquinhos pulando de galho em galho. Essa natureza da mente nos enfraquece, nos cansa e nos impede o mergulho vitalizante, libertador e feliz no oceano do Ser.



Dados científicos sobre a meditação

“Efeitos da meditação na respiração: Allison (1970) do Reino Unido, relatou que pessoas em meditação respiram mais lentamente que o normal. As pessoas que estão doentes ou cansadas tendem a respirar mais rapidamente. Quando estamos zangados ou emocionados também respiramos mais rapidamente. Quando estamos calmos e tranquilos, respiramos devagar e profundamente. Na meditação, estamos calmos e cheios de paz, assim respiramos lentamente.


Efeito da meditação no comportamento

A meditação é muito benéfica para todos. Fehr na Universidade de Cologne, Alemanha (1972) realizou experiências psicológicas que mostram o efeito da meditação no comportamento. Os tipos de meditação podem ser praticados com segurança por todos. As pessoas em meditação ficam bem caladas, tranquilas e têm muita paz. Meditação eleva a autoconfiança e aumenta o rendimento no trabalho.


Pressão e colesterol

Segundo Deepak Chopra, médico Indiano radicado nos Estados Unidos, a aplicação da meditação para o tratamento de doenças em larga escala é muito promissora. Um dos melhores exemplos é o combate à pressão alta, ou hipertensão, a terrível “assassina silenciosa” que quase não provoca sintomas, mas está envolvida, na maioria dos casos, enfartes e derrames. A meditação também pode baixar um nível anormalmente elevado de colesterol.


Benefícios Fisiológicos

De acordo com Peter Barry Chowka, EUA, são encontrados os seguintes efeitos:

  1. Diminuição do metabolismo;
  2. O sistema imune é refrescado;
  3. A pressão do sangue e a pulsão baixam;
  4. Queda do nível de lactato no sangue;
  5. Consumo de oxigênio e dióxido de carbono são diminuídos;
  6. Corpo fica sadio.
Fonte: Ayurveda & Saúde, Prof. Harendra Singh Teotia, Ph.D e Prof. Rita Teotia.

Mantras e Meditação

A lei da mente diz que os pensamentos criam a realidade. A energia segue o pensamento. Quando você recita e repete um som, uma palavra, um mantra, você acaba se tornando aquilo que está recitando.

MANTRA – manas (mente, pensamento), tra (controle)

Segundo Sai Baba mantra significa: man, atividade da mente; tra, aquilo que pode salvar. Se for tomado como objetivo, o mantra pode salvar você dos meandros desta vida mundana, infestada de aflição, dor e morte, pois aquieta a mente, relaxa o sistema nervoso e direciona ao pensamento puro e pleno.


O mantra OM

Para um iogui nenhum símbolo é mais poderoso que o símbolo OM.

OM é a raiz de todos os sons e letras, e portanto de toda linguagem e pensamento.

Entoação:

“O” – é gerado em profundidade dentro do corpo, e trazido vagarosamente para cima, unindo-se ao.“M” – ressoando na cabeça inteira.

OM é essencialmente palavra sagrada, “sílaba mística” dos Hindus.

Simboliza o absoluto. A eficácia psicoterapêutica do OM é considerada sem limites.

OM é um som formado por duas letras do alfabeto sânscrito:

“AU” – a consciência desperta e a consciência do sonho.

“M” – a consciência durante o sono.

OM, o mais antigo nome de Deus, representa aquilo que não tem limites, mas é completo em si mesmo.

“O infinito é a incapacidade do finito de terminar.”


O mantra SO-HAM

Prática milenar de meditação, consiste em manter a mente contemplando a meditação, ao mesmo tempo que pronuncia-se mentalmente “SO” na inspiração e “HAM” na expiração. Significa “EU SOU AQUELE”, além das limitações da mente e do corpo em união com o absoluto.


O mantra OM MANI PADME HUM

“A Jóia no Lótus(Om Mani Padme Hum) é um conhecido mantra tibetano que quando repetido com plena compreensão do seu significado produz uma sensação de felicidade e libertação.

OM - mais antigo nome de Deus, o bem absoluto que não tem limites e no entanto é completo em si mesmo.

MANI - o Atma (Eu) é uma bela jóia ou diamante interior que reflete a verdadeira natureza do sol divino.

PADME - significa lótus ou jogo de luz. É o símbolo do desenvolvimento espiritual, que engloba o diamante da verdade localizado no centro do coração.

HUM - combinação sonora que assimila o poder do mantra, transportando-o a todas as partes do corpo, possibilitando que o corpo físico se utilize e sirva, cada vez mais de canal para que os níveis mais elevados de consciência se manifestem no plano físico.”

Fonte: “MEDITAÇÃO um repertório das melhores técnicas”, Pam e Gordon Smith.
Voltar ao Topo
Copyright © 2016  •  Lucilia Ribeiro  •  Todos os direitos reservados.